A verdade sobre o medo

1 de maio de 2008

Já mencionei sobre Marcos Witt, e o quanto admiro, não apenas suas músicas, mas agora também seu livro: Você é maior do que seus medos.
Confesso que o título não me induziu a lê-lo, mas sim o próprio autor.

No auge do meu orgulho, lendo as páginas iniciais, ainda pensei: Não tenho medo de nada que me faça parar.
Mas não demorou muito para surgir uma experiência na minha mente.
Quando criança e pré-adolescente tinha muito medo de agulhas, esses orifícios finos e pontudos me levavam ao desespero. Quando precisava tomar injeção, enrolava em casa para perder a hora, chorava, e desmaiava na maioria das vezes. Me recordo bem da sensação de pavor que tomava conta do meu interior e físico.
Ironicamente, há um ano me submeti a um tratamento para combater sinusite, rinite e alergia tomando injeções semanais. Tive que aprender a lidar com o medo, e hoje consigo levar com tranqüilidade as picadas.
De fato dói, e considero desconfortável me submeter a agulhadas toda Quinta-feira. O lado positivo é que tem melhorado visivelmente a irritação nasal.
Marcos Witt cita o pavor que tinha com cobras, sejam elas avistadas por televisão ou pessoalmente. Esse animal despertava ânsias e fazia seu coração acelerar. A lição da história fica por conta de como ele venceu.
Conhecendo a verdade sobre as cobras, como reagem, seu habitat e tudo que engloba esse animal peçonhento, percebeu que a cobra é menor do que suponha. Na verdade são elas quem tem maior medo de humanos.
Com o passar do tempo ele venceu o medo, cessando de falar que possuía temor, conhecendo a verdade, e se libertando.
Vencer o medo, requer decisões. Tomar injeção foi de certa forma uma escolha, precisava desse tratamento. Poderia até me negar, mas não o fiz. Tomei como verdade que não seria tão doloroso, obviamente não é uma curtição semanal, mas encaro como um desafio vencido, visto o pavor que tinha.
Refletindo, descobri pequenas coisas que me fazem tremer a base, mesmo sendo tão destemida e corajosa. Acredito que minha reação ao ler as primeiras páginas não seja exclusiva, mas pensando melhor, em alguma área, que sejam baratas, nos fazem tomar outro rumo apenas para não encarar a situação. Entendi que o medo é mais abrangente do que pensava, mas é absolutamente possível eliminá-lo.


Beijos corajosos,
Renata Valim.

11 comentários:

.Ná. disse...

Nossa, Re... eu sou medrosa. Tenho medo de escuro! rsrrs...
Tô brincando, mas é assim mesmo.. pensando em algumas coisas, a gente consegue achar o que nos faz tremer.
Bjos

Anônimo disse...

li todos os seus cometarios no meu blog e aqui comento sobre seu post (?)
faça o q quiser. da forma q quiser. sem medo.
fausto

Alan Guerra disse...

Caramba ta inspirada hein....

um beijao

Anônimo disse...

oi re...
faz tempo que num passo por aqui!!
sobre as agulhas, eu nunca tive medo, por que sempre tive que toma-las, sofri de asma por MUITO tempo de minha vida. ai me acostumei...
sobre o livro, vi muito semelhança com o Não Conhece? Eu te apresento!
hahahahah
gostei do modo como vc apresentou o livro...
super beijos

carlos

Anônimo disse...

texto bom.

Lydia disse...

Oi Renatinha, também ando meio sem tempo, mas assim que o arranjo passo aqui correndo, afinal lê textos bons é muito bom... hehehehe...
E falando de medo, eu tenho muitos medos, e digo com frequência que temos que viver com alguns medos porque auto-confiança em alguns aspectos não nos levam a nada, ficamos corajosos demais e a vida nos prega algumas peças.
Beijão moça linda!

Anônimo disse...

Mas Valinda, de que música você está falando? As minhas, a do Kiss, ou a do Metal Créu?
Enfim...
Beijos e to esperando "Valinda II - O Retorno"
Se Renata Valinda.
Carinho,
Fausto.

Egon Henrique disse...

nossa renata, que saudades de suas escritas, como sempre mandando bem, parabens queridinha.

espero que tudo se resolva logo com seu computador, e que você volte logo a escrever com mais frequência, espero que esteja tudo bem contigo.

a sim.. eu faço tratamento com agulhas também, tomo soro todo mes, então ja to me acostumando com essas coisinhas ae, o foda é que, toda vez que vou tomar soro, me estouram 3 veias kkkkkkkkkk dai fica ardendo, mas nada que não melhore em 2 dias :)

quero te ver bem desses males que te acompanham por um tempo neah?
se cuida mocinha. grande beijo ;*

.Ná. disse...

eu não vou abandonaaaar, prometo! rs
bjo

Anônimo disse...

Reeee... excelente texto!!!!
Adoreiiii!!!

Por acaso vc é cristã?
Frequenta alguma igreja?

Rafa G.

Anônimo disse...

nossa é verdade sobre os laços rê..
eu e a rafa sempre comentamos de vc, da ná e da marina...
as tres que conhecemos na net e sempre trocamos recados...
gosto disso..
quem sabe um dia a gente não combina de se conhecer!!!!!
todos

beijos


carlos